UFRJ 2008

MATEMÁTICA

Apresente suas soluções de forma clara, indicando, em cada caso, o raciocínio que conduziu à resposta.

Um buquê contém flores, entre as quais rosas vermelhas. Se retirarmos todas as flores de cor vermelha, restarão 14 flores. Se retirarmos todas as rosas, restarão 17 flores. Se retirarmos todas as flores que não são vermelhas, restarão 19 flores e, se retirarmos todas as rosas vermelhas, restarão 26 flores.

Determine o número de flores desse buquê e o número de rosas que não são vermelhas.

Numa experiência, um pesquisador submeteu um grupo de vinte pessoas, portadoras de uma certa doença, a um determinado tratamento. Ao apresentar o resultado de sua pesquisa, ele afirmou que 67% das pessoas desse grupo ficaram curadas e 33% continuaram doentes.

Critique, do ponto de vista matemático, a afirmativa do pesquisador.

Uma prateleira de um metro de comprimento e 4,4 cm de espessura deve ser encaixada entre duas paredes planas e paralelas. Por razões operacionais, a prateleira deve ser colocada enviesada (inclinada), para depois ser girada até a posição final, como indica a figura.

Se a distância entre as paredes é de um metro e um milímetro, é possível encaixar a prateleira?

Considere a função f: R R definida por f(2x) = |1 x |. Determine os valores de x para os quais f(x) = 2.

Um cone circular reto de altura H circunscreve duas esferas tangentes, como mostra a figura a seguir. A esfera maior tem raio de 10 cm e seu volume é oito vezes o volume da menor.

Determine H.

Seja P o conjunto de todos os pontos (x, y, z) R3 tais que x {0, 1, 2}, y {0, 1, 2} e z {0, 1, 2}.

a) Quantos pontos possui o conjunto P?

b) Considere os subconjuntos de P formados por exatamente três pontos colineares. Determine, entre esses subconjuntos, quantos são formados apenas por pontos em que z = 1. Justifique sua resposta (faça um desenho, se preferir).

Seja abcde o pentágono regular inscrito no retângulo ABCD, como mostra a figura a seguir.

ABCD é um quadrado?

Um jogo de computador tem diversas fases.As fases são compostas por níveis.Aprimeira fase tem um único nível, que dá acesso aos três níveis da segunda. Cada um dos níveis da fase k dá acesso a três níveis da fase k + 1, de acordo com o esquema abaixo:

Assim, o diagrama correspondente às 4 primeiras fases é o seguinte:

a) Quantos níveis tem a fase 6?

b) De quantas maneiras diferentes, partindo da primeira fase, é possível chegar ao nível 3072 da fase 13?

QUÍMICA

A tabela periódica está reproduzida na página 31.

O cientista John Dalton foi um dos pioneiros na tentativa de ordenar e definir propriedades dos elementos e das moléculas. Segundo sua Teoria Atômica, apresentada em 1803, toda a matéria seria composta por pequenas partículas indivisíveis chamadas átomos. Átomos do mesmo elemento possuiriam as mesmas características, podendo se ligar entre si ou a outros elementos, formando moléculas. Como os símbolos dos antigos alquimistas não se ajustavam a sua teoria, Dalton propôs ainda a adoção de novos símbolos para representar os elementos e as moléculas. As figuras a seguir apresentam algumas moléculas representadas com os símbolos criados por Dalton.

a) Escreva a estrutura do ácido nítrico usando a representação de Dalton. b) Apresente o NOX do elemento central da molécula X.

A queima do enxofre presente na gasolina e no óleo diesel gera dois anidridos que, combinados com a água da chuva, formam seus ácidos correspondentes.

Escreva a fórmula desses ácidos e indique o ácido mais forte. Justifique sua indicação.

a) Na reação 1, dê o nome do produto e indique o composto que sofreu oxidação. b) Identifique e classifique as ligações no produto da reação 2.

a) Dê o nome do óxido envolvido na reação 3. b) Na reação 4, indique o ácido e a base de Lewis nos reagentes. Justifique sua resposta.

Indique a etapa lenta do processo. Justifique sua resposta.

a) Indique as etapas endotérmicas e exotérmicas. b) Calcule a variação da entalpia na conversão do CO2 em metanol.

Outra possibilidade para o seqüestro do CO2 atmosférico é sua transformação, por fotossíntese, em açúcar, que, por processos de fermentação, é convertido em etanol. O etanol, por sua vez, é submetido a uma reação de desidratação, formando etileno; o etileno pode ser transformado em diversos polímeros, como mostra a ilustração a seguir.

a) Apresente, usando a representação em bastão, a estrutura do polímero formado pela reação de quatro monômeros de etileno.

b) Calcule a massa de CO2 seqüestrada em 1,4 quilograma de eteno.

Quando um atleta pratica exercícios físicos vigorosos, o oxigênio disponível na corrente sangüínea é rapidamente consumido, levando seu metabolismo a trabalhar em condições anaeróbicas. Nessas condições, o processo de geração de energia para a contração de músculos envolve a quebra de glicose (C6H12O6), produzindo ácido lático (C3H6O3) e provocando fadiga muscular.

O gráfico a seguir mostra a variação daconcentração de ácido lático no sangue de um atleta durante uma competição em função do tempo t.

a) Calcule a taxa de formação de ácido lático entre o estado de repouso (t = 0s) e o instante t = 200s.

b) Como o ácido lático é um ácido fraco, de cada 100 moléculas de ácido lático dissolvidas em água, apenas quatro sofrem ionização. Calcule o pH de uma solução aquosa de ácido lático com concentração igual a 2,5 mMol/L.

Escreva, usando a representação em bastão, as fórmulas dos compostos A e B e dê o nome dos compostos C e D.

Escreva, usando a representação em bastão, as fórmulas dos compostos E e F e classifique o tipo de isomeria existente.

FÍSICA

Realizando um experimento caseiro sobre hidrostática para seus alunos, um professor pôs, sobre uma balança, um recipiente graduado contendo água e um pequeno barco de brinquedo, que nela flutuava em repouso, sem nenhuma quantidade de água em seu interior. Nessa situação, a turma constatou que a balança indicava uma massa M1 e que a altura da água no recipiente era h1 . Em dado instante, um aluno mexeu inadvertidamente no barco. O barco encheu de água, foi para o fundo do recipiente e lá permaneceu em repouso. Nessa nova situação, a balança indicou uma massa M2 e a medição da altura da água foi h2 .

a) Indique se M1 é maior, menor ou igual a M2. Justifique sua resposta. b) Indique se h1 é maior, menor ou igual a h2. Justifique sua resposta.

Dois pêndulos com fios ideais de mesmo comprimento b estão suspensos em um mesmo ponto do teto. Nas extremidades livres do fio, estão presas duas bolinhas de massas 2m e m e dimensões desprezíveis. Os fios estão esticados em um mesmo plano vertical, separados e fazendo, ambos, um ângulo de 60o com a direção vertical, conforme indica a figura.

Em um dado momento, as bolinhas são soltas, descem a partir do repouso, e colidem no ponto mais baixo de suas trajetórias, onde se grudam instantaneamente, formando um corpúsculo de massa 3m .

a) Calcule o módulo da velocidade do corpúsculo imediatamente após a colisão em função de b e do módulo g da aceleração da gravidade.

b) Calcule o ângulo que o fio faz com a vertical no momento em que o corpúsculo atinge sua altura máxima.

Um chuveiro elétrico está instalado em uma residência cuja rede elétrica é de 110 V. Devido a um problema de vazão baixa, a água fica insuportavelmente quente quando o chuveiro é ligado. Para sanar o problema, o morador substitui a resistência original R1 do chuveiro pela resistência R2 de um segundo chuveiro, fabricado para funcionar em uma rede de 220 V. Suponha que ambos os chuveiros, funcionando com vazões iguais, nas tensões indicadas pelos fabricantes, aqueçam igualmente a água.

Calcule a razão entre a potência elétrica P1 dissipada pela resistência original R1 do chuveiro e a potência elétrica P2 dissipada pela resistência R2 após a substituição da resistência. Analise o resultado e responda se a troca da resistência causa o efeito desejado ou se aumenta ainda mais a temperatura da água. Justifique sua resposta.

Com base em conhecimentos de termologia, explique por que o edifício entorta para a esquerda e não para a direita.

Duas cargas puntiformes q1 = 2,0 x 106 C e q2 = 1,0 x 106 C estão fixas num plano nas posições dadas pelas coordenadas cartesianas indicadas a seguir. Considere K = 1/(4πε0 ) = 9,0 x 109 NC2m2.

Calcule o vetor campo elétrico na posição A indicada na figura, explicitando seu módulo, sua direção e seu sentido.

Uma mola de constante elástica k e comprimento natural L está presa, por uma de suas extremidades, ao teto de um elevador e, pela outra extremidade, a um balde vazio de massa M que pende na vertical. Suponha que a mola seja ideal, isto é, que tenha massa desprezível e satisfaça à lei de Hooke.

figura 1

a) Calcule a elongação x0 da mola supondo que tanto o elevador quanto o balde estejam em repouso, situação ilustrada na figura 1, em função de M, k e do módulo g da aceleração da gravidade.

b) Considere, agora, uma situação na qual o elevador se mova com aceleração constante para cima e o balde esteja em repouso relativamente ao elevador. Verifica-se que a elongação da mola é maior do que a anterior por um valor d, como ilustra a figura 2.

figura 2

Calcule o módulo da aceleração do balde em termos de k, M e d.

Um dispositivo para a observação da imagem do Sol é constituído por dois espelhos esféricos concêntricos e uma tela, como ilustra a figura a seguir. O espelho convexo tem raio de curvatura R1 igual a 12 cm e o espelho côncavo tem raio de curvatura R2 igual a 30 cm.

BIOLOGIA

Na China, os pulgões da espécie Toxoptera aurantii causam grandes prejuízos às plantações de Chá Preto (Camellia sinensis). O gráfico a seguir mostra os resultados de duas experiências, feitas em laboratório, nas quais foi medida a capacidade de as folhas de chá danificadas por pulgões e as folhas íntegras atrairem insetos carnívoros predadores; na experiência 1, os predadores usados foram joaninhas (Coccinella septempunctata) e, na experiência 2, neurópteros (Chrysopa sinica).

Explique como o fenômeno evidenciado pelas experiências contribui para a sobrevivência das plantas de chá.

Com o surgimento da fotossíntese, grandes concentrações de oxigênio passaram a se acumular na atmosfera. Esse acúmulo foi um dos eventos cruciais para a evolução da vida na Terra, pois, em concentrações elevadas,

o oxigênio é extremamente reativo e pode causar danos aos componentes celulares.

Aceita-se que a evolução das células eucarióticas se deu por endossimbiose; por esse motivo, as mitocôndrias (presentes nas células de protistas, fungos, animais e plantas) e os cloroplastos (presentes nas células de plantas e protistas) são descendentes de diferentes procariontes integrados às células primitivas por processos de fagocitose.

Na evolução da célula eucariótica por endossimbiose, qual evento deve ter ocorrido primeiro: a aquisição de mitocôndrias ou a aquisição de cloroplastos? Justifique sua resposta.

A Drosophyla melanogaster, ou mosca-das-frutas, se alimenta essencialmente de frutas em processos de

decomposição por bactéria e fungos. A Drosophyla detecta e evita níveis elevados de gás carbônico (CO2) na atmosfera, protegendo-se, assim, de predadores que o emitem em grande quantidade durante a respiração. A capacidade que o “paladar” da Drosophyla tem de detectar CO2 juntamente com açúcares é considerada uma importante adaptação para localizar frutas em processo de decomposição anaeróbica.

a) Identifique o processo de decomposição detectado pela Drosophyla.

b) Identifique o substrato inicial e os dois produtos finais do processo de decomposição detectado pela Drosophyla.

A seqüência parcial de nucleotídeos do RNA mensageiro de um determinado gene, constituída de sete códons, está escrita a seguir.

1 23456 7 AUG UUU GUU CAA UGU ACU UAG

Pesquisadores submeteram a seqüência às seguintes alterações:

I. Substituição de A por G no códon 7;

II. Deleção de G no códon 3;

III. Substituição de C por U no códon 4.

Com base na tabela do código genético a seguir, identifique a mutação que produziu o menor peptídeo. Justifique sua resposta.

Códon Aminoácido Códon Aminoácido
UUU UUC Phe ACU AUG Thr Met
UUG Leu AAU Asn
UGG Trp AGU Ser
UGU Cys CAA Gln
UAG Parada GUU Val
UAA GUA
CUU Pro

Algumas bactérias são patogênicas por causa das toxinas que produzem. Esse é o caso da Clostridium tetani, uma bactéria anaeróbica obrigatória causadora do tétano. Essa bactéria não invade o organismo, mas

libera a toxina tetânica que afeta o sistema nervoso e produz rigidez muscular quando prolifera em feridas profundas; entretanto, quando a bactéria infecta feridas superficiais, não ocorre tétano.

Explique por que o tétano só ocorre em feridas mais profundas.

Se extrairmos o DNA total de células de músculo, baço e rim de um mesmo indivíduo, verificaremos que os tecidos apresentam genomas idênticos.

Os RNA mensageiros das células desses três tecidos serão os mesmos? Justifique sua resposta.

O gráfico a seguir mostra as freqüências dos genótipos de um locos que pode ser ocupado por dois alelos A e a. No gráfico, p representa a freqüência do alelo A.

Calcule a freqüência dos genótipos AA, Aa, aa nos pontos determinados pela linha pontilhada. Justifique sua resposta.

Alguns anfíbios passam por um processo denominado neotenia, no qual certas características das fases juvenis são mantidas no indivíduo adulto. Os axolotl (salamandras) norte-americanos são exemplos desse fenômeno. Os animais neotênicos podem permanecer aquáticos e apresentar brânquias externas como os juvenis de sua espécie, enquanto os demais se tornam terrestres. Tais características anatômicas e ecológicas são acompanhadas por adaptações fisiológicas.

Identifique o principal composto nitrogenado excretado pelos axolotls neotênicos e pelos terrestres. Justifique sua resposta.

A figura ao lado mostra como é feita a vasectomia, um procedimento cirúrgico simples que envolve a interrupção dos vasos deferentes. Essa interrupção impede que os espermatozóides produzidos nos testículos atinjam a uretra, tornando os homens inférteis. A vasectomia não inibe o ato sexual. Para que um homem se mantenha sexualmente ativo, é preciso que haja produção e secreção do hormônio testosterona. A testosterona, que também é produzida nos testículos, é responsável pela indução do desejo sexual (libido) e é também necessária para que ocorra a ereção do pênis.

Por que a vasectomia não bloqueia os efeitos da testosterona, uma vez que esse hormônio também é produzido nos testículos?

GEOGRAFIA

“O espaço é a acumulação desigual de tempos”.

(Milton Santos)

Largo da Carioca, 1999.

(IPLAN - RJ, Ed. Index)

Indique como a imagem acima expressa o conteúdo da afirmativa do importante geógrafo.

a) Indique dois elementos, associados à ocupação da região amazônica, que ameaçam as unidades de conservação.

b) Explique por que a fiscalização das unidades de conservação é mais difícil na Amazônia do que em outras regiões do país.

Os coqueiros da Bahia, as amendoeiras do Rio de Janeiro, as mangueiras que se espalham por tantas partes do Brasil são originárias, na realidade, de lugares bem distantes. Trazidas de outras partes do mundo, a partir do século XVI, essas plantas são, hoje, consideradas “tipicamente brasileiras”. Isso também ocorreu em outros países, onde espécies exóticas acabaram por se “nacionalizar”.

Explique como ocorreu essa difusão de espécies.

O Ártico nas manchetes dos jornais:

Desenhando limites no gelo que se derrete (The Economist) O gelo polar se esvai e sonhos de tesouros emergem (The New York Times)

Estudos recentes apresentam evidências de que a extensão da cobertura de gelo do oceano Ártico está diminuindo progressivamente.

Se, por um lado, há uma crescente preocupação mundial com os efeitos do aquecimento global, por outro, países situados no entorno do oceano Ártico percebem uma oportunidade associada ao derretimento da calota polar. Em função disso, esses países têm apresentado argumentos legais que podem fundamentar eventuais reivindicações territoriais na região.

a) Apresente uma razão de ordem econômica que justifique o atual interesse pela região Ártica.

b) Por que as temperaturas nos pólos são tão baixas a ponto de provocarem a formação de extensas calotas de gelo?

Analise os dois perfis de solo a seguir.

Perfil I

Perfil II

A

A

Legenda:

B A = solo arável B = subsolo C = regolito R = rocha mãe

C

R (ADAS, Melhem e ADAS, Sergio. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna. 2004.)

Identifique qual dos dois perfis é típico do semi-árido nordestino brasileiro. Justifique sua resposta com base na noção de intemperismo.

Ao longo da história, a ampliação da capacidade produtiva das sociedades teve como contrapartida o aumento

do consumo e a contínua incorporação de novas fontes de energia.

6,9%

2,2% 0,5%

Petróleo 10,9%

Carvão

Balanço

35,0% Gás natural

energético mundial (%)

Combustíveis renováveis 21,2% Nuclear

2001

Hidrelétrica Outros

23,3%

(www.iea.org)

a) Apresente uma vantagem do uso do petróleo e uma vantagem do uso do gás natural como fontes de energia.

b) Apresente dois impactos negativos associados à produção de energia hidrelétrica.

“O conceito de hegemonia mundial refere-se especificamente à capacidade de um Estado exercer funções de liderança e governo sobre um sistema de nações soberanas. [...] Esse poder é algo maior e

diferente da dominação pura e simples. É o poder associado à dominação, ampliada pelo exercício da liderança intelectual e moral”.

(G. Arrighi, O longo século XX)

Na atualidade, os Estados Unidos da América são considerados a potência hegemônica mundial. Essa hegemonia se manifesta em aspectos econômicos, militares e culturais.

Apresente duas manifestações da hegemonia dos Estados Unidos da América no campo cultural.

HISTÓRIA

As Câmaras Municipais da América portuguesa do século XVII tinham a responsabilidade de, juntamente com os Oficiais da monarquia, zelar pelo bem comum da população. Para o exercício de tais funções, a Câmara possuía certas atribuições econômicas, políticas e jurídicas.

Indique duas prerrogativas das Câmaras Municipais coloniais.

http://pintura.aut.org

A observação do trabalho dos mestres retratistas da aristocracia ajuda a compreender os cenários políticos e sociais de variados momentos históricos. Na primeira tela, referente aos primórdios do século XVI, um aristocrata europeu é apresentado como senhor da guerra. Na segunda, de 1798, o nobre, mesmo não abrindo mão de insígnias militares, surge como componente da elite política e administrativa, pois lida com documentos e livros.

Explique duas mudanças ocorridas nos sistemas políticos das sociedades européias entre os séculos XVI e XVIII.

O processo de independência na América Latina foi, em grande parte, concluído na década de 1820, quando os jovens governos se viram diante do desafio de preservar a autonomia conquistada em meio ao intrincado jogo político e diplomático da época. Simon Bolívar (1783-1830) não era simpático aos Estados Unidos, que, por sua vez, evitaram atritos com a Espanha para não comprometer a compra da Flórida e o comércio com possessões espanholas no Caribe.

a) Indique dois aspectos nos quais o processo que culminou com o rompimento dos laços coloniais na América espanhola se diferenciou da Independência do Brasil.

b) Cite uma diferença e uma semelhança entre o projeto pan-americanista de Simon Bolívar e o expresso pela Doutrina Monroe (1823).

Tem gente com fome

Trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome

Piiiiii

Estação de Caxias de novo a dizer de novo a correr tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome

Os versos de Tem gente com fome, do primeiro livro de Solano Trindade, Poemas de uma Vida Simples, levaram o poeta para a cadeia, por ordem do presidente Eurico Gaspar Dutra. Embora tenha tomado outras medidas como essa, o governo Dutra (1946-1950) é conhecido como um período de redemocratização, durante o qual foi elaborada a Constituição de 1946.

a) Identifique, na Constituição de 1946, duas medidas que tenham representado a reconquista das liberdades democráticas.

b) Considerando o contexto brasileiro do período, explique por que o governo Dutra assumiu um caráter conservador.

“Quando a independência chegou, em 1960, havia menos de 30 africanos formados em curso superior em todo o território. A administração da colônia pouco fizera para que um dia o Congo pudesse ser

governado por seu próprio povo: dos cerca dos 5 mil cargos do serviço público administrativo, apenas três eram ocupados por africanos. O rei Balduíno da Bélgica chegou a Léopoldville para conceder oficialmente a independência ao Congo. Na ocasião, de um modo um tanto superior, disse o seguinte:

Cabe agora aos senhores cavalheiros nos mostrar que são dignos da nossa confiança.

O discurso irado com que Patrice Lumumba respondeu de improviso ao rei chamou a atenção do mundo. Lumumba acreditava que a independência política não era suficiente para libertar a África de seu passado colonial; era preciso também que o continente deixasse de ser colonizado economicamente pela Europa.”

(Adaptado de HOCHSCHILD, Adam. O fantasma do rei Leopoldo: uma história de cobiça, terror e heroísmo na África Colonial. São Paulo:Companhia das Letras, 1999.)

Relacione os desdobramentos políticos ocorridos no imediato pós-independência do ex-Congo Belga com o contexto internacional da década de 1960.

Nos anos 60 e 70 do século passado, duas experiências políticas, uma em Cuba e outra no Chile, pretenderam iniciar a construção do que suas lideranças chamaram projeto socialista na América Latina.

a) Cite duas medidas tomadas pelo governo cubano logo após assumir o socialismo como ideário em 1961.

b) Explique um problema enfrentado pelo governo chileno da Unidade Popular (1970-1973) que tenha contribuído para inviabilizar seu projeto político.

(www.bbc.co.uk/portuguese/especial.)

“Caiu o muro. Na noite de 9 de novembro de 1989, uma quinta-feira cinzenta de outono, esta notícia se espalhou pelas duas Berlim, Ocidental e Oriental. Milhares de pessoas foram fazer o teste, foram ver para crer e passaram sem controle por uma das fronteiras mais sensíveis e bem defendidas do mundo,

o muro de Berlim, que separou duas partes de uma cidade de mais de três milhões de habitantes e, mais do que isso, limitou dois mundos, dois sistemas políticos e econômicos antagônicos.”

(Adaptado de RAMALHO, Luís Antônio. “Caiu o muro, viva Gorbatchov”, in: Tempo e presença. Rio de Janeiro:CEDI,1990.)

A derrubada do Muro de Berlim representa um dos mais fortes signos do ocaso da chamada Guerra Fria (1947-1991).

Identifique dois motivos para o fim da Guerra Fria.

INGLÊS

TEXTO I

Aid With Less Baggage

BY SILVIA SPRING

he last thing you’d probably expect to see a Malawian drought victim do is whip out her ATM card and pull cash out of a machine. But that’s exactly how some aid recipients in this beleaguered African nation now receive their monthly entitlements. […]

It’s a novel development idea that’s catching on around the world. Until recently, 5 most of the world’s relief aid came in the form of material goods like food, water, blankets, medicines or building materials, delivered by international staff that parachute into disaster areas, or local NGOs funded by rich donors. But in recent years, as the nonprofit world has increasingly come under fire for inefficiency, mismanagement and even corruption, there has been a push for new strategies. Cash aid, which has 10 been delivered to about 100,000 aid recipients in countries like Bangladesh, Pakistan,

and Ethiopia via pilot programs, is one of them. The idea behind cash aid is to cut the cost of aid delivery, reduce opportunities for corruption and theft of goods, and empower aid recipients by giving them more control over their own well-being. […]

(Newsweek, June 11, 2007: 35.)

COM BASE NO TEXTO I, RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 E 2 EM PORTUGUÊS E À QUESTÃO 3 EM INGLÊS.

No que diz respeito à maneira como a ajuda humanitária internacional é implementada, explicite: a) o procedimento convencional; b) o procedimento inovador.

Cite dois problemas que esse novo procedimento visa evitar.

Transcreva do texto os termos que foram substituídos por: a) “their” (linha 3); b) “them” (linha 12).

TEXTO II

Why Jihan Can’t Read

China has vowed to beat illiteracy and claimed victory, but experts say the truth is more troubling.

BY SARAH SCHAFER

hina has pledged time and again to wipe out

illiteracy, which makes the story of Zhou Jihan quite awkward. Not because she has yet to master her Chinese characters, but because there are still many millions of Chinese struggling like her to learn to read and write as adults. That’s a shame Beijing would prefer you did not read about.

Zhou, now 36, grew up in a poor family in a remote village in western China. Because even the local primary school charged high fees, Zhou’s parents made what the whole family considered an easy choice: Zhou’s brothers went to school, and she and her sisters stayed home to work on the farm. “I never went to school once in my childhood,” said Zhou. “We followed the tradition of paying more attention to the boys of the family than to the girls.” She’s proud to have memorized more than 1,000 Chinese characters, but must learn 500 more to be considered literate. But Chinese authorities had promised more than painstaking progress.

In 2000, the Chinese government announced that it would wipe out illiteracy among adults as well as ensure free nine-year compulsory education for children by 2005. In 2002, state media reported great strides: the illiterate share of the population had fallen from 22.3 percent in 1992 to just 8.7 percent. That was the last time Beijing released official figures on illiteracy. But in April, the state-run English-language China Daily announced that illiteracy had returned to “haunt” the country. The article quoted a top education official, Gao Xuequi, saying at a conference that the number of illiterate Chinese had grown by more than 30 million from 2000 to 2005, creating a “worrying” situation.

(Newsweek International, June 18, 2007:28.)

COM BASE NO TEXTO II, RESPONDA, EM PORTUGUÊS, ÀS QUESTÕES 4, 5 E 6.

O texto II relata uma vivência que foi negada à chinesa Zhou Jihan em sua infância. Essa situação foi ocasionada, conjuntamente, por razões de ordem sócio-econômica e sócio-cultural. Explicite os motivos de ordem: a) sócio-econômica; b) sócio-cultural.

Quais foram as promessas feitas pelo governo chinês no ano de 2000?

O que os dados divulgados em abril de 2007 revelaram?

21

TEXTO III

A decade ago, the globalization of commerce promised investment and technology have spread, the gap between to be a boon to low-wage workers in developing nations. economic haves and have-nots has frequently widened, As wealthy nations shed millions of jobs making apparel, not only in wealthy countries like the U.S. but in poorer electronics, and other goods, economists predicted that ones like Mexico, Argentina, India and China as well. low-skilled workers in Latin America and Asia would Many economists now say that the biggest winners by benefit because there would be greater demand for their far are those with the education and skills to take labor – and better wages. advantage of new opportunities, leaving many lagging far In some ways, globalization delivered as promised. But behind. Incomes of low-skilled workers may rise, but there was an unexpected consequence. As trade, foreign incomes of skilled workers rise a lot faster.

(http://yaleglobal.yale.edu/display.article?id=9250, access on Sep. 8, 2007)

COM BASE NO TEXTO III, RESPONDA, EM PORTUGUÊS, ÀS QUESTÕES 7 E 8.

O processo de globalização prometia benefícios aos países em desenvolvimento. Identifique:

a) a parcela da população que seria especialmente beneficiada;

b) os benefícios esperados.

Que situação não prevista o processo de globalização acabou gerando?

TEXTO IV

20 Ways to Get and Stay Happy

As experts gather to explore the techniques for achieving peace and happiness at the 2nd International Conference on Happiness & Its Causes, TIME looks at proven ways to find more joy in life.

Trecho A

Survey after survey shows that people with strong religious faith — of any religion or denomination — are happier than those who are irreligious. David Myers, a social psychologist at Michigan’s Hope College, says that faith provides social support, a sense of purpose and a reason to focus beyond the self, all of which help root people in their communities. That seems reason enough to get more involved at the local church, temple or mosque. For the more inwardly focused, deep breathing during meditation and prayer can slow down the body and reduce stress, anxiety and physical tension to allow better emotions and energy to come forward.

Trecho B

Whether it’s getting comfy with a Gabriel Garcia Marquez novel, dancing at a Japanese Obon festival or scarfing down a hot dog at Coney Island, embrace your culture. Appreciating one’s culture creates and strengthens bonds with others who share that culture and also allows one to identify and appreciate cultural difference. A recent study showed that adolescents of Mexican and Chinese ethnicity maintained feelings of happiness despite daily stress when they had a strong sense of cultural identity.

Trecho C

Stop putting off seeing the aurora lights, warming up in the hot springs of Greenland or learning a new instrument — just do it. If you often do one thing that makes you happy, then try another. Psychologist Rich Walker of Winston-Salem State University looked at 30,000 event memories and over 500 diaries, ranging from durations of 3 months to 4 years, and says that people who engage in a variety of experiences are more likely to retain positive emotions and minimize negative ones than people who have fewer experiences.

Trecho D

Go ahead. It won’t hurt you. It might actually make you happier, too. Based on the psychology that a person feels whatever emotion they are acting at the moment, you will probably feel better if you smile. To avoid what is called cognitive dissonance, in which our thoughts and actions don’t match up, our minds react to the change in our facial expression to bring our beliefs in line with our behavior. And, like laughter, it’s contagious. If you smile, chances are that those around you will too.

(http://www.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1631176_1630611_1630608,00.html, access on Sep.18, 2007.)

COM BASE NO TEXTO IV, RESPONDA EM INGLÊS ÀS QUESTÕES 9 E 10.

De vinte sugestões para ser feliz, tema de artigo da revista TIME, foram selecionadas as quatro que compõem

o texto IV. Dos títulos elencados a seguir, identifique aquele que corresponde a cada trecho.

Smile Move Your Body Laugh Big Identify With Your Heritage Use a Happy Memory as a Guide Play the Part of an Optimist Try New Things Nurture Your Spirituality

Transcreva do texto a palavra que corresponde a cada um dos seguintes termos:

a) do trecho A – cut down (on);

b) do trecho B – ties;

c) do trecho C – expected;

d) do trecho D – indeed.

ESPANHOL

CONTESTA EN ESPAÑOLA LA CUESTIÓN 2 Y, EN PORTUGUÉS, A LAS DEMÁS CUESTIONES. TEXTO I

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Lydia Carrera de Sosa Ilustraciones de Javier Zabala Edelvives. Zaragoza, 2006 120 páginas. 7,10 euros

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De 10 años en adelante, Novela ganadora del Premio de Literatura infantilAla Delta 2006, de la autora argentina Lydia Carrera. Un argumento sencillo - un niño descubre que el tío Daniel, a quien todos quieren, es en realidad el ladrón que se ha llevado algunos artículos de la casa y se debate entre la duda de denunciarle o callar -, con un acertado planteamiento psicológico, que le sirve a la autora para explorar los sentimientos de estupor y rabia de un niño que se siente traicionado y para profundizar en el valor de la amistad y la lealtad. V. F.

(El País, 27/01/2007.)

Presenta el hecho que le produjo al niño el “gran dilema”.

Transcribe los sustantivos a los que se refieren los pronombres subrayados abajo: a) “denunciarle; b) “le sirve”.

TEXTO II

Viva la gramática

Juan José Millás

Una red invisible de palabras planea sobre nuestras cabezas. Todas las conversaciones realizadas a través de los teléfonos móviles recorren la atmósfera antes de llegar a su destinatario. A las sucesivas capas de gas que rodean la Tierra habría que añadir ahora la alfabética. Esta capa, a diferencia de la de ozono, no tiene ningún agujero. Es más, no cabe una letra ya en este tejido. De no ser transparente, hace tiempo que viviríamos a oscuras. Sobrecoge la posibilidad de que un día esas palabras se solidifiquen de forma paranormal, como los aerolitos, y comiencen a caer sobre nosotros. Saldría uno al jardín y le caería a los pies una oración gramatical cualquiera: “Dile a tu madre que no voy a comer”.

Si las palabras fueran materiales de construcción, hace tiempo que no se podría salir a la calle. De hecho, casi no se puede entrar ya en el tren o en el autocar de línea. Está uno intentando concentrarse en una novela de Simenon, cuando le cae encima la conversación del señor de atrás con su socio. El señor de atrás fabrica envases de plástico, aunque después de escucharle un rato, en detrimento de Simenon, se da uno cuenta de que lo que el señor de atrás fabrica son frases. Defectuosas, por cierto. En las dos horas que ha durado el viaje, y la conferencia telefónica por tanto, no ha hecho una sola construcción sintáctica como Dios manda. Espero que sus envases sean mejores, aunque lo que a él le gusta es la oratoria.

La industria del futuro es la industria sintáctica. Todo el mundo habla. No hacemos otra cosa que hablar. La atmósfera está completamente llena de conversaciones. Lo malo es que son conversaciones banales, malas, rotas, tristes, defectuosas. Tanta tecnología punta para preguntarle a la sufrida esposa dónde está la mahonesa. Pues en el tarro de la mahonesa, hombre de Dios, dónde quieres que esté. Vamos, que son mejores los teléfonos que las conversaciones. Pues bien, ahora que ya hemos conseguido una calidad impresionante en el aparato, sería hora de poner las frases a su altura. En otras palabras: viva la gramática, con permiso de Telefónica (con acento en la o).

(http://www.clubcultura.com/clubliteratura/clubescritores/millas/articuento044.htm)

¿A qué problema detectado por el autor se refiere la expresión “viva la gramática”?

¿Qué catástrofe imposible de suceder imagina Millás en el primer párrafo?

El autor critica las conversaciones banales. Presenta el ejemplo que ilustra este tipo de conversaciones.

TEXTO III

Explica el sentido de la comparación presente en el primer párrafo.

Justifica la afirmación: “ Missnana es un agujero donde no hay sino horror”, mencionando dos hechos que ocurren en ese lugar. Especifica un beneficio que favorece a las inmigrantes que tienen hijos en España. Justifica el empleo de la palabra “ tragedia” en el cuarto párrafo. Establece las cuatro actividades del jurado del premio Ulysses, respetando el orden cronológico de

realización.

FRANCÊS

Après la lecture des textes, répondez EN PORTUGAIS aux questions suivantes: TEXTE I

Maputo - Francophonies

Du pain sur les planches

Au tout début des années 1990, alors que la guerre civile fait rage et que les Maputais sont plus préoccupés de pain que d’art dramatique, Manuela Soeiro et ses amis veulent faire du théâtre. «Il n’était pas question de jouer devant des gens qui avaient le ventre vide, raconte-t-elle aujourd’hui. Nous avons donc ouvert une boulangerie. Le jour, nous faisions le pain en répétant et en chantant. Et, la nuit, de bonnes odeurs pénétraient dans le théâtre, où les gens se pressaient.» C’est ainsi qu’est née la première troupe mozambicaine - le Mutumbela Gogo - qui a, depuis, sillonné le pays, dans un but pédagogique: éducation politique, prévention contre le sida, avertissement sur les dangers liés aux nombreuses mines antipersonnel encore actives. Situés sur l’Avenida, théâtre et boulangerie se portent toujours bien...

Laurence Liban

(L’Express, nº 2918, semaine du 7 au 13 juin 2007, p. 80.)

Quel était le projet de Manuela Soeiro et ses amis au début des années 1990 à Maputo? Quel problème se posait-il pour eux? Qu’ont-ils fait pour résoudre ce problème? Citez les trois principaux objectifs de la troupe mozambicaine.

TEXTE 2

Archéologie sous-marine

Trésor anglais en eaux espagnoles

L’Espagne et l’Angleterre vont prochainement attaquer en Méditerranée une campagne de fouilles sous-marines exceptionnelles. A deux titres au moins. Le but des recherches est l’identification de l’épave du HMS Sussex, un navire anglais du XVIIe siècle, qui aurait sombré en transportant un immense trésor: un million de ducats destinés au duc de Savoie, allié de la Grande-Bretagne dans sa lutte contre Louis XIV. Des relevés réalisés en 1995 grâce à un sonar spécial (side scan sonar) par la firme américaine Odyssey Marine Exploration, auraient permis de localiser ce vaisseau de 80 canons, perdu le 1er mars 1694 dans la mer d’Alboran, près de Gibraltar. La chasse au trésor risque néanmoins d’être difficile, car le précieux métal gît par mille mètres de fond!

Mais la campagne de fouilles est aussi remarquable au plan du droit: il a fallu plusieurs années de discussions à l’Espagne et à l’Angleterre pour trouver un terrain d’entente. Jusqu’à présent, l’Espagne, cosignataire de la convention 2001 de l’Unesco qui préconise une protection universelle des épaves archéologiques, faisait peu de cas des droits de l’Etat propriétaire du pavillon. Mais si le Sussex est bien retrouvé, le ministère espagnol des Affaires Etrangères a promis qu’il « reconnaîtra que la coque et son contenu sont propriété du Royaume-Uni ».

Une hérésie pour la loi française: l’épave pourrait être reconnue propriété britannique, mais retrouvé dans des eaux territoriales nationales, son contenu ne pourrait en aucun cas être concédé. «De toute façon, il reste à prouver qu’il s’agit bien du Sussex et qu’il transportait réellement un trésor! », conclut Michel L’Hour, archéologue au Département des recherches

archéologiques subaquatiques et sous-marines (Ministère de la Culture).

Bernadette Arnaud

(Adapté de Sciences et Avenir, nº 723, mai 2007, p. 21.)

Qu’est-ce qui explique l’action conjointe entre Espagne et Angleterre dans la recherche du HMS Sussex et son trésor?

Quel est le montant de ce trésor et son importance politique à l’époque ?

a) Où et quand le navire a-t-il coulé ? b) Comment a-t-on pu le détecter ?

Quelle est la grande difficulté pour retrouver ce trésor ?

Quelle est la position de l’Espagne en cas de découverte du HMS Sussex?

Pourquoi cette position serait-elle considérée comme une “hérésie” pour la France ?

A UFRJ espera por você em 2008.